Dicas incríveis para

realização do ensaio

fotográfico

Olá noivas, noivos, debutantes e fornecedores de eventos. Hoje quero oferecer algumas dicas para a realização de ensaios fotográficos. É a chance de eternizar o momento especial que estão vivendo. Mas junto com a empolgação, surgem as dúvidas: Onde fotografar? O que vestir? Como decorar?

O texto é longo mas tenho certeza que pode lhe ajudar muito, e para um melhor entendimento vamos dividir por tópicos!

ROUPAS E TROCAS

Todo cliente que atendo relata ter dificuldades para escolha do look. Minha orientação é sempre essa: USE ROUPAS QUE COMBINEM COM VOCÊ, DE PREFERÊNCIA CLARAS E SEM ESTAMPAS. Bege, branco, caqui, valorizam muito o look, pois quando as pessoas são inseridas na composição/cenário elas se destacam do fundo. Quer ver um exemplo? Vamos fotografar um casal em um cenário de natureza, que na sua maioria tem tons escuros. Se estiverem com roupas claras e sem estampa vão se destacar e tornar a leitura agradável, do contrário acabam se misturando ao fundo, gerando um conflito de informação na cabeça de quem visualiza a imagem.

Vestidos longos e saltos são muito bem-vindos para elas. Para eles um sport fino, um blaiser para compor também agradam muito. Porém devemos nos atentar para a harmonia do look, ISSO MESMO!

H A R M O N I A no look de cada um e de um com o outro! Não adianta ele ir com um look sport fino, sem estampas e um tênis colorido no pé! Ela glamorosa de vestido e salto e ele de bermuda e chinelos.

Usem o Google para encontrar sugestões e inspirações, até mesmo combinações de cores, avaliando o tom predominante da locação escolhida para o ensaio.

Quanto a trocas é recomendado que não haja! As trocas demandam tempo, as locações não são adaptadas para isso, então geralmente não tem locais para troca de roupa. Mais de um look pode deixar o resultado do ensaio sem conexão, nossa intenção é aproveitar melhor os momentos sem essa preocupação.

De qualquer forma leve outro look pois você pode não se sentir bem com o que escolheu, acidentes podem ocorrer e assim comprometer o resultado.

Se ela escolher um vestido é recomendado um short da cor da pele por baixo para que não se sinta constrangida com movimentos.

Quase sempre entramos na água, então se atente a essa possibilidade rsrs. Levar toalha e roupa reserva...

ACESSÓRIOS

Estes são complicados rsrs, quase nunca contribuem conosco. Esvaziem os bolsos! Deixem celular, carteira e relógio guardados. Balões, kits prévia e outros itens dificilmente ficam em harmonia com a composição/cenário, ou não ficam na posição que desejamos. Em um ensaio fotográfico o objetivo é transmitir a personalidade da pessoa, sua essência, alegria, e os acessórios podem chamar mais atenção, eles entram na disputa pelo olhar do leitor. Já viram algum cenário de ensaio infantil em que você demora um pouco pra achar a criança? Kkkkkkkk, pois é disso que estou falando.

Existem exceções, objetos como guarda-chuva, chapéus, lenços, buquê de flores, bicicletas, carros antigos, o cachorro de estimação e acessórios que tenham VALOR SENTIMENTAL (Ex: O noivo tem um relógio de herança da família, esse relógio carrega uma história muito valiosa e deve participar do ensaio) devem SIM compor o ensaio.

Lembre-se, o toque, carinho, sorrisos, a dança, a ESPONTANEIDADE, isso sim revela o amor entre as pessoas e faz a diferença em um ensaio fotográfico! O que nem sempre encontramos com um cenário montado com uma cesta de piquenique e um balão.

MAKE

O make deve ser leve, algo que te faça sentir bem! Makes muito fortes só se forem da personalidade da pessoa, que seja a cara dela. Você pode pensar em um make que combine com o lugar e look. Do contrário é melhor uma coisa clean. É recomendado que o esmalte das unhas seja claro, pois cores fortes e chamativas vão disputar a atenção com você!

LOCAÇÕES

A escolha da locação é fundamental para um ótimo resultado. É sempre bom conhecer a história do cliente para encontramos um local que foi marcante na história, que trará consigo um VALOR sentimental. De nada adianta encontrar um lugar lindo que não tenha nada a ver com a personalidade da pessoa.

Não podemos esquecer de citar as locações particulares, que são pagas, porém são cuidadas, tem muito paisagismo e muitas composições para criar.

Já atendi clientes que queriam rodar a cidade fotografando e, assim como o assunto do look, não é recomendado mais de duas locações. Definir vários lugares causam uma perda da continuidade e harmonia do ensaio, além de uma considerável perda de tempo no translado entre as locações.

Não se esqueça de montar um kit de sobrevivência rsrs, leve protetor solar, repelente, água, tênis, toalha, enfim, o que julgares que pode ser útil.

IMPORTANTE: Confira se é permitido fotografar nos locais desejados, se é necessária uma autorização especial e prévia, se existem taxas à serem pagas, etc. Geralmente são os noivos que cuidam disso.

HORÁRIO E TEMPO DE ENSAIO

Um ensaio fotográfico necessita de planejamento, para que tudo saia como o desejado é fundamental evitar atrasos, pois estes podem comprometer o resultado. Atrasos podem nos fazer perder a luz natural, o tão planejado pôr do sol, o fechamento da locação que tanto queríamos, enfim, se organize para que atrasos não ocorram!

Quanto ao tempo, este pode variar de acordo com o planejamento, porém, não é aconselhável que um ensaio dure mais que 2h pois é muito, mas muito cansativo para ambas as partes. Tendo um bom planejamento de tempo v.s. locações, 2h está passando de bom pra se ter um resultado espetacular!

Você tem algum assunto bacana que tem dúvidas? Mande pra gente que vamos procurar alguém top da área para discutirmos aqui sobre o tema. Isso pode lhe ajudar bastante!!! Mande no e-mail: contato@santiagophotography.com.br, no campo assunto do e-mail coloque “sugestão para o Blog”. Daí deixe conosco que iremos atrás da resposta. Um grande abraço e até semana que vem!

Deixe seu Comentário

comentários